sábado, 28 de fevereiro de 2015

Übermensch

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Rocken (Alemanha), em 15 de outubro de 1844. Tanto seu avô paterno quanto seu avô materno eram pastores luteranos, e o próprio Nietzsche pensou em ser pastor. Mas a filosofia afastou-o da Teologia. Iniciou seus estudos em Bonn e depois foi para Leipzig, onde teve contato com a obra de Schopenhauer (1788/1860, abaixo), que serviria de base para suas ideias.


Aos 24 anos, ele foi nomeado Professor de Filologia na Universidade de Basileia, adotando a nacionalidade suiça. Estudou muito as obras de Heráclito e Empédocles. Em 1870, foi voluntário (médico) na Guerra Franco-Prussiana (abaixo). Em 1879 seu estado de saúde afastou-o da sala de aula.


Viajou por Veneza, Gênova, Turim, Nice...Em 1882 começou a escrever Assim Falou Zaratustra, que terminou em 1889:


Após escrever esse livro, Nietzsche ficou louco, passando à tutela de sua mãe e de sua irmã Elisabeth. Nesse período ele ora se achava Dionísio e ora se achava Jesus Cristo. Morreu em 1900, após ficar meses com um colapso mental. Após sua morte, sua irmã e seu amigo Peter Gast reuniram seus pensamentos numa obra intitulada Vontade e Poder/A Vontade de Poder:


Para Nietzsche, o homem pode se tornar um super-homem ou além-homem (Übermensch), através da transvalorização de todos os valores, da sede de poder e na constante superação. 



Quem "filosofa" sobre o Übermensch é o personagem Zaratustra. Nas traduções para o inglês, foi vertido como Beyond-Man (Alexander Tille, em 1896) e Superman (Thomas Common, 1909). Para ele, essa seria a aspiração da humanidade, a busca por esse Übermensch...E essa ideologia foi adotada pelo Nazismo: Hitler usou esse termo com frequência, para descrever a "raça ariana". Em oposição, também usava o termo Untermenschen ("seres humanos inferiores").


Will Eisner, famoso autor de The Spirit, herói mascarado sem superpoderes, ao explicar porque não queria que o personagem fosse super-herói alegou que o conceito era negativo à medida que fora divulgado por Hitler em seu livro Mein Kampf, publicado nos Estados Unidos em 1935. Ele disse 

"Porque tudo está interligado: num dado momento, o mundo recebe determinadas coisas de uma certa maneira, e o sucesso acontece porque a hora é apropriada. Se não fosse a depressão, teríamos tido menos livros miserabilistas à la Charles Dickens; nas histórias em quadrinhos, se não fosse Hitler, talvez não tivéssemos tido os super-heróis"






Antes dos Super-Heróis

Sabemos que a ideia de herói remonta à Antiguidade, quando semideuses cumpriam tarefas ou realizavam feitos ditos "heroicos", isto é, que não era qualquer mortal que conseguia. Mas "super-herói" é um conceito do Século XX, quando foram criados os super-heróis das revistas em quadrinhos (também chamadas de gibis, comics, bandas desenhadas ou simplesmente HQs).

Antes do surgimento dos super-heróis, haviam os heróis dos quadrinhos, e aqui relembramos alguns deles que, de certa forma, foram precursores dos "supers":

Pimpinela Escarlate, criado em 1903 pela Baronesa Orczy

Tarzan, criado em 1912 por Edgar Rice Burroughs

Zorro, criado em 1919 por Johnston McCulley

Buck Rogers, criado em 1928 por Philip Francis Nowlan

Doc Savage, criado em 1933 por Henry W. Ralston e John L. Nanovic

Flash Gordon, criado em 1934 por Alex Raymond

Mandrake, criado em 1934 por Lee Falk

O Fantasma, criado em 1936 por Lee Falk

The Spirit, criado em 1940 por Will Eisner

* Will Eisner era judeu, e fez questão de criar seu personagem sem super poderes, para se opor à ideia pregada por Hitler, do Übermensch (Super Homem). Segundo ele, foi Hitler que criou a ideia do super-herói...


Ciclope (1963/) - Parte III

Pela imagem acima, você pode ver que a Família Summers estava em fase de crescimento, não é ?

Ciclope já havia casado duas vezes e tinha um filho, que teve que criar no futuro. Na volta, os dois voltaram aos X-Men. O próximo desafio do grupo foi a Operação Tolerância Zero, capitaneada por Bastion:


Nessa Operação, Scott foi gravemente ferido, e foi para o Alasca, a fim de se curar. Depois disso, ele se fundiu a Apocalipse, mas Jean Cable conseguiram separá-los, matando Apocalipse:


Mesmo separado de ApocalipseScott tornou-se frio, e foi se distanciando de JeanEmma Frost, a Rainha Branca, aproveitou-se da situação para se aproximar dele, e acabou apaixonando-se:


Scott afastou-se dos X-Men, a fim de descobrir o que estava acontecendo com ele. Quando retornou, descobriu que Magneto, disfarçado de Xorn, havia atacado todos do grupo, e assassinado Jean:


Scott Emma acabaram tornando-se diretores do Instituto Xavier, o que não alegrou muito os colegas. Uma das pessoas que menos aceitou essa nova situação foi a filha de ScottRachel Summers, que preferiu adotar o nome de Rachel Grey. Ela é filha de Scott Jean num futuro alternativo, como veremos em posts futuros:


Outro evento pelo qual Scott passou foi a Dizimação, onde muitos mutantes perderam seus poderes. Ele manteve os seus, e continuou como Diretor do Instituto Xavier, apesar de não crer mais nos ideais do Professor X. Foi nessa época que Scott descobriu ter um irmão mais novo, Gabriel Summers, codinome Vulcano. Ele prendeu Scott e Rachel e quase os derrotou. Quando soube da verdade, Scott culpou o Professor X por ter mantido silêncio. E, para piorar, descobriu-se que a Sala de Perigo tem uma consciência, o que acabou matando o mutante Asa. Por isso, Scott expulsou o Professor X do Instituto...



Depois, Ciclope permitiu que Vampira se tornasse líder de parte da equipe, mas ela cometeu erros fatais, que acabaram causando a "morte" de Cable, entre outras.

Post feito em 30/07/2013

Ciclope (1963/) - Parte II

O que aconteceu com Ciclope, após a morte de seu grande amor?

Ele saiu dos X-Men e correu mundo, se envolvendo com Colleen Wing e Lee Forrester.


Mas sua surpresa maior foi encontrar uma mulher idêntica a Jean Grey. Seu nome era Madelyne Pryor e, estranhamente, ela sobreviveu a um acidente aéreo no mesmo dia em que Jean morreu...


Logo se apaixonaram e se casaram. O que Scott (e nem Madelyne) sabiam, é que ela era um clone de Jean Grey, criado pelo Sr. Sinistro. Ele sabia que um filho de Scott Jean seria superpoderoso. Mas, como Jean morreu, ele criou o clone Madelyne...


Durante a lua-de-mel, Scott foi transportado para as Guerras Secretas, pelo Beyonder. Com esse evento, ele voltou a lutar com os X-Men, e Madelyne sentiu-se sozinha. Mesmo assim, eles tiveram um filho: Nathan Summers, futuro Cable.


Nos X-Men, as coisas também não estavam boas: Ciclope disputou a liderança com Tempestade, e perdeu. Humilhado, decidiu se afastar do grupo novamente. Ele não sabia que houve envolvimento de Madelyne, em sua derrota...


Enquanto isso, os Vingadores e o Quarteto Fantástico encontraram um casulo, no fundo da Baía Jamaica. Dentro dele, estava Jean Grey, que ficou "se curando" desde o episódio em que "virou" Fênix. Descobriu-se, posteriormente, que a Fênix providenciou o casulo para Jean Grey, e tomou seu lugar, desde então. Assim, quem foi dominada pelo Mestre Mental, tornou-se Rainha Negra do Clube do Inferno, matou milhões de pessoas e suicidou-se, foi a Fênix, e não Jean Grey....


Quando soube do acontecido, Scott não pensou duas vezes, e foi atrás de seu grande amor. Logo eles formaram o X-Factor, com os membros dos X-Men originais,e Scott foi deixando Madelyne para trás...


Logo foi revelada toda a história de Madelyne e de Scott, de como o Sr. Sinistro manipulou o herói desde sua juventude, simplesmente para ter acesso a um filho dele e JeanMadelyne não aguentou saber que era um clone e se matou. Scott pensou que agora poderia casar com Jean, mas ela estava em dúvida, sobre o amor dele, visto que amou Jean, a Fênix Madelyne...


Mas os dois não resistiram, e acabaram casando. Mas, na lua-de-mel, foram transportados ao futuro, onde ficaram com Nathan Summers, durante doze anos. Scott teve que entregar seu filho a uma desconhecida, pois ele estava infectado com um vírus tecnorgânico, e somente no futuro poderia sobreviver. Assim mesmo, como Caolho Ruiva, os dois cuidaram do menino e viveram o início de sua vida...



(continua...)

Post feito em 04/06/2013

Ciclope (1963/) - Parte I

O personagem Cíclope (Cyclops) foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, como todos os X-Men originais. A revista era Uncanny X-Men 1:


Vimos, em outro post, que o Professor X criou a Escola Para Jovens Superdotados, e Cíclope foi seu primeiro aluno. Mas, quem é Cíclope?


Seu nome é Scott Summers, e foi criado em Los Angeles, nos EUA. Seu pai era o Major da Força Aérea Norte-Americana Christopher Summers e sua mãe era Katherine Anne Summers. Além disso, Scott tinha um irmão mais novo, chamado Alexander "Alex" Summers:

A vida de Scott começou a mudar no dia em que seu pai levava a família toda para o Alaska, para a casa dos avós de Scott,  Philip Deborah Summers, em seu avião. No caminho, eles foram atacados por uma nave alienígena, de uma raça chamada Shi'ar. Como só haviam dois para-quedas, eles foram dados aos meninos. Mas o para-quedas de Scott pegou fogo e ele bateu a cabeça, ficando com amnésia e perdendo o controle de seu raios ópticos, que eram sua habilidade mutante. O avião pegou fogo, e os pais de Scott foram dados como mortos. Os meninos foram levados a um hospital, ficando aos cuidados do Dr. Michael Milbury, que era o vilão Sr. Sinistro, disfarçado:


Tido como órfão (assim como Scott), Alex foi adotado por uma família inglesa, os Blanding. Enquanto isso, Sinistro fazia experiência genéticas com Scott, e também assumia a identidade de Nathan, um menino que fez amizade com Scott. E Sinistro projetou um óculos de quartzo-rubi para o menino, que se queixava constantemente de dores de cabeça. Scott se transformou num menino quieto, calado, metódico e controlado, pelas perdas que teve, e pleo medo de machucar alguém. Depois, ele saiu do orfanato, e se juntou a um criminoso, chamado Jack Winters, sendo resgatado pelo Professor X:


Scott não só foi o primeiro X-Men, como logo se tornou líder da equipe, cargo que ocupou durante anos. E os X-Men tiveram que enfrentar Magneto, e a Irmandade de Mutantes, diversas vezes:


Scott era um líder abnegado, não gostava de bagunça, e logo se apaixonou por Jean Grey, a Garota Marvel. No início, ele achou que ela nunca olharia para ele. Mas, para sua surpresa, ela não só olhou, como se apaixonou, e os dois logo começaram a namorar:


Até 1967, os X-Men usaram os uniformes de aprendizes (azul e amarelo, com máscara). Em 1968, estrearam seus uniformes "adultos" (Uncanny X Men 39). Ciclope ainda manteve o azul e amarelo, mas configurado de outra forma:


Em seguida, Scott reencontrou seu irmão Alex, que acabou se transformando em Destrutor, e dando início a um namoro com Polaris, a outra novata no grupo:


Uma aventura decisiva para o grupo foi quando foram capturados por Krakoa, e o Professor Xavier teve que recrutar outra equipe, para salvar a primeira. Era o ano de 1975, e agora a equipe se tornava internacional, com a participação de um canadense (Wolverine), uma africana (Tempestade), um russo (Colossus), um irlandês (Banshee), um japonês (Mancha Solar), um alemão (Noturno) e um índio (Pássaro Trovejante). Essa equipe salvou a primeira, mas esta deixou a mansão: AnjoFeraHomem de GeloDestrutorPolaris Garota Marvel se afastaram. Apenas Cíclope ficou, mas triste por se afastar de sua amada:


Logo Jean Grey voltou (Uncanny X-Men 100) e Scott descobriu que seu pai estava vivo, e usava o nome de Corsário, lutando junto dos Piratas Siderais:


Jean Grey voltou, os X-Men lutaram contra sentinelas disfarçados, e enfrentaram uma tempestade de raios cósmicos. Nessa ocasião, a Garota Marvel se transformou na Fênix:


Tempos depois, os X-Men foram capturados pelo Mestre Mental Magneto, indo parar num circo:


Eles foram tidos como mortos (inclusive Cíclope) e Jean Grey viajou. Mas eles foram parar na Terra Selvagem, enfrentaram vários inimigos e retornaram. Depoism enfrentaram a Tropa Alfa, que queria levar Wolverine de volta ao Canadá (Uncanny X Men 120):


Quando Cíclope finalmente teve um tempo para Jean, era tarde demais: o Mestre Mental foi quebrando as barreiras mentais da garota aos poucos, despertando seu lado negro. Assim, ela entrou no Clube do Inferno, como Rainha Negra:


Mas a "luta" entre o bem e o mal acabaram deixando Jean Grey "doida", e ela assumiu a forma de Fênix Negra (Uncanny X Men 135):


O resultado foi que ela destruiu um planeta com bilhões de habitantes, foi declarada culpada e, antes que fizesse algo mais, optou pelo suicídio. E Scott foi o que ficou...


O cinema reproduziu essa história, mas não com toda a dramaticidade dos quadrinhos. Essa é uma das histórias mais comentadas das HQ, devido à morte de um personagem famoso:


Continua...

Post criado em 02/05/2013