terça-feira, 20 de abril de 2021

Parte II - A Década de 20 (1921 a 1930)

 Na Parte I, vimos o nascimento, a infância e a juventude de alguns dos precursores da DC Comics e da Marvel. Agora, vamos ver o que houve com eles, nos Anos 20.

1921 - a loja de roupas de Harry Donenfeld e sua esposa Gussie não desenvolveu-se bem e faliu. Ele foi, então, trabalhar na gráfica de seus irmãos, a Martin Press. Especula-se que ele vendia bebidas clandestinamente, durante a Lei Seca (1920 a 1933).

1922 Malcolm Wheeler-Nicholson escreveu Modern Cavalry (não ficção) e Death at The Corral (romance); logo, ele estava escrevendo contos para as revistas Adventure (criada em 1910) e Argosy (criada em 1882), assinando como The Major.



1923 - após processar um militar e um atentado à bala, Malcolm Wheeler-Nicholson desligou-se do serviço militar. Enquanto isso, a Martin Press (da qual Harry Donenfeld era sócio), começou a imprimir revistas para a Hearst Communications, Inc., de William Randolph Hearst (1863/1951). Entre elas, a Cosmopolitan, criada em 1886. Esse feito deve-se ao fato de Harry ter ligações com o submundo. Logo, ele tornou-se sócio majoritário da Gráfica, e expulsou seus dois irmãos mais velhos.


1924 - quando Joseph Shuster tinha dez anos, sua família mudou-se de Toronto para Cleveland, Ohio. Shuster frequentou a escola Glenville High School, onde conheceu Jerry Siegel, que tinha a mesma idade. Os dois começaram a publicar um fanzine de ficção científica, chamado Science Fiction.

1925 Malcolm Wheeler-Nicholson fundou a Wheeler-Nicholson, Inc., para distribuir o seu trabalho. A Martin Press, de Harry Donenfeld, agora chamava-se Donny Press, e publicava revistas femininas, como Ginger Stories , Pep Stories e Snappy Stories, entre outras.

1929 - Louis Silberkleit (1900/1986), gerente de circulação na distribuidora de revistas Eastern Distributing Corp., contratou Moe Goodman, agora com 21 anos, para trabalhar com ele.

* Nos Anos 20, os Estados Unidos passaram por um grande crescimento econômico, graças à venda de produtos industrializados para a Europa do Pós-Guerra. Mas, com a recuperação europeia, as compras começaram a diminuir. Mas as empresas e bancos não diminuíram suas produções e continuaram especulando na Bolsa de Valores, que acabou quebrando, em 1929. Nessa época, também, aconteceu a Lei Seca, já citada no texto. Em inglês, os Anos 20 foram chamados de Roaring Twenties.




Nenhum comentário:

Postar um comentário