terça-feira, 31 de agosto de 2021

Mutantes

Biologicamente falando, mutação é uma mudança na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Essa mutação pode ser causada por erros de cópia do material durante a divisão celular, por exposição à radiação ultravioleta ou ionizante, mutagênicos químicos ou vírus.

Nas histórias em quadrinhos da Marvel, mutante é uma pessoa que nasceu com modificações fisiológicas que a fazem possuir habilidades anormais, em relação aos demais seres humanos. E também são diferentes dos super heróis, que são resultado de acidentes ou experimentos. Ou seja: os dons dos mutantes são natos.

Normalmente, os dons mutantes aparecem na puberdade, apesar de alguns já nascerem com aparência específica, como foi o caso do mutante Noturno.

Os mutantes são considerados o próximo estágio da evolução humana, sendo chamados de Homo superior. Mesmo assim, e até por isso, são marginalizados pela sociedade, que os teme. Assim, o preconceito é um dos temas mais comuns, nas histórias dos mutantes. Existe até um termo pejorativo ou ofensivo, pelo qual eles são chamados: mutunas.

A primeira vez que alguém foi tratado como mutante foi em Março de 1952 na Detective Cases #11, numa história intitulada The Weird Woman. Nela, uma mulher mutante procurava por alguém que estivesse na mesma condição que ela. Seu nome era Gloria, e foi criada por Joe Sinnott (1926/2020).

Dois anos depois, em Setembro de 1953, foi criado o personagem Roger Carstairs, um mutante que podia criar ilusões. Ele surgiu na Man Comics #28.

Alguns anos depois, surgiu outro mutante na Journey Into Mystery #52, de Maio de 1959. A história intitulava-se The Man with the Atomic Brain! Nesse caso, ele não foi chamado explicitamente de mutante, mas tudo indicava que era  um.


Nesta mesma época, quando a Marvel ainda era chamada de Atlas e, em Novembro de 1959, foi publicada a história The Mutants and Me, na Tales of Suspense #6. E, anos depois, um mutante com poderes telecinéticos (Tad Carter), foi apresentado em Amazing Adult Fantasy #14, em Julho de 1962.


Mas a concepção dos mutantes foi criada pelo editor e roteirista da Marvel, Stan Lee (1922/2018) no começo dos Anos 60, como uma explicação para inventar inúmeros super heróis e vilões sem ter que pensar em uma origem diferente para cada um, como veremos a seguir.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mutante_(Marvel_Comics)