sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A História da DC Comics - Parte 1 (1933/1938)

Tudo começou na década de 30, com o major Malcom Wheeler-Nicholson. Nascido em 1890, ele havia crescido num ambiente cultural (sua mãe era jornalista) e militar, tendo servido em vários países, e estudado na Escola Superior de Guerra, na França.


Mas, em 1922, ele escreveu uma carta, que foi publicada no New York Times, contra o Presidente dos Estados Unidos. Foi julgado e afastado da carreira militar, passando a se dedicar a escrever ficção, com conteúdo militar...


Em 1934, ele fundou a empresa National Allied Publications, e publicou New Fun: The Big Comic Magazine #1, que foi lançada em Fevereiro de 1935:


Na edição 6, de Outubro de 1935, houve a estreia de Jerry Siegel e Joe Shuster. Ambos nasceram em 1914, Jerry em Cleveland, Ohio, e Joe em Toronto, no Canadá. A dupla criou o personagem Doutor Oculto (Doctor Occult) para essa edição:


                                                                Jerry Siegel e Joe Shuster

                                                                         Doutor Oculto

Em Dezembro de 1935 foi lançado o segundo título da empresa: New Comics #1:


Em Março de 1937 estreou o terceiro título da empresa: Detective Comics #1. Por essa época, a situação financeira de Wheeler-Nicholson estava péssima, e ele teve que se associar a alguém, para continuar. Os novos sócios eram Harry Donenfeld (1893/1965) e Jack S. Liebowitz (1900/2000). 


Wheeler-Nicholson ainda ficou um ano na nova empresa, mas acabou saindo, e a nova empresa, Detective Comics Inc. tornou-se dona da National Allied. Começava assim a D.C. Comics, com três títulos. O quarto surgiria em 1938...



Voltando no tempo, temos Jerry Siegel e Joe Shuster ainda na escola, em 1933. Jerry escreveu e Joe ilustrou uma ficção, chamada O Reino do Superman, sobre um homem que tem grandes poderes, mas usa-os para o mal:


Nesse mesmo ano, Jerry criou um outro Superman, mas desta vez um humano heroico, e que tinha uma identidade secreta: Clark Kent. E também gostava de uma moça, chamada Lois Lane. A dupla fez um protótipo dessa história, e apresentou-o no Humor Publishing, em Chicago. Apesar de não ser totalmente rejeitada, a ideia não foi encorajada:


Seguindo a sugestão que lhe fora dada, Jerry procurou um outro desenhista, mais conhecido, que pudesse lhe ajudar a desenvolver o personagem (achavam que Joe era muito novo e desconhecido e ele, irado, rasgou os desenhos que fizera). Assim, em 1934, ele enviou sua ideia para Russell Keaton, que trabalhava no personagem Buck Rogers. O resultado dessa parceria foi esse:


Nessa versão, a história do personagem começa num futuro distante, quando a Terra está prestes a explodir. O pai de Clark Kent o envia para 1935, onde ele será criado por Sam e Molly Kent. Mas o projeto não foi em frente...

Após um tempo, Jerry e Joe se reconciliaram, e voltaram a trabalhar o personagem: ele seria um alienígena do planeta Kripton, e seu uniforme foi criado, com o S no peito. 

Em 1935, a dupla começou a trabalhar com Wheeler-Nicholson e criou o Dr. Occult. Eles queriam que o Superman fosse "sindicalizado", o que lhes daria maior rentabilidade. Mas o Sindicato não aceitou. Depois de muita insistência, a dupla conseguiu vender o personagem para a Detective Comics Inc. em 1938, por 130 dólares. Foi assim que, na capa de Action Comics #1 (Junho de 1938), estreou o Superman: